Artrose
Artose, também conhecida por Osteoartrite é a doença mais frequente da Reumatologia (acometendo até 40% da população mundial).
Nela ocorre o desgaste da cartilagem e consequentemente do osso abaixo da cartilagem. Com isso ocorre o surgimento de protuberâncias ósseas, como por exemplo os “bicos de papagaio” (osteófitos).
Ela é mais comum em mulheres (principalmente acometendo mãos e joelhos) do que em homens (nesse caso, a bacia é mais acometida).
Sua incidência aumenta com o envelhecimento, sendo pouco comum antes dos 40 e mais freqüente após os 60. Por volta dos 80 anos, 85% das pessoas terão artrose nos exames de radiografia simples mas apenas metade dessas terão sintomas clínicos.
O componente genético é muito importante, principalmente em certas apresentações clínicas, como na artrose das mãos com a formação dos nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) e de Bouchard (na junta do meio dos dedos).
O tratamento da artrose envolve o uso de alguns medicamentos (modificadores da doença, analgésicos e anti depressivos) sempre aliados à prática de atividade física (com intuito de fortalecimento muscular e alongamento) e controle do peso (alimentação saudável). Eventualmente empregamos o uso de órteses (palmilhas, por exemplo).