Skip to main content

Síndrome de Sjogren

É uma doença auto-imune que se caracteriza pela queixa de olho e/ou boca seca associados com a presença de auto-anticorpos ou sinais de inflamação glandular. Isso ocorre pois os linfócitos (glóbulos brancos) invadem vários órgãos e glândulas, inflamando e destruindo as glândulas fazendo com que as mesmas não funcionem adequadamente. É sempre importante que o reumatologista descarte outras causas que cursam com secura de olho e boca: medicamentos, infecções e doenças hematológicas por exemplo.

Além da secura (que também pode acometer mucosa de nariz e vagina além da pele) um dos sintomas principais e mais desafiadores na Sindrome de Sjogren é a fadiga. Por vezes incapacitante, cursa com importante impacto funcional e emocional.

Também pode ocorrer dor nas articulações (com ou sem inchaço), inflamação pulmonar e de outras glândulas (como o fígado e o pâncreas por exemplo). Importante salientar que pacientes portadores de Sjogren tem uma chance aumentada de evoluir com linfoma no decorrer de sua vida. Por isso o acompanhamento regular se faz necessário.

O diagnóstico inclui os sintomas acima descritos associado com a presença de anti corpos específicos (anti-Ro), presença de alterações em exame de glândulas (cintilografia e/ou ultrassom), biópsia de mucosa oral e avaliação de oftalmologista.

O tratamento se dá com colíros, substitutos de saliva, remédios anti- inflamatórios, corticoides, imunossupressores e imunobiológicos (em alguns casos).

Sofrendo com dores nas articulações?
Agende uma consulta com o Dr. Thiago Bitar e descubra o tratamento ideal para você.